ll 4 muzique: março 2006

quinta-feira, março 23, 2006

WOMAN (Neneh Cherry) - Uma música para a minha menina!

»» a tocar aqui ao lado»»
... depois de a ter olhado pela primeira vez (estava tão nervoso que tive medo de pegar nela!), respirado fundo e regressado ao "mundo", lembro-me de começar a ter noção que havia um zumbido no "ar". De tão "baixinho" que os pequenos altifalantes debitavam micro-décibeis, o locutor dizia quaquer coisa quase imperceptível. Afinal não estava "sozinho", havia ali alguém a sussurar-me qualquer coisa... Sentado, olhava o tecto enquanto me "espreguiçava" e pensava numa nova fase da minha vida que já tinha começado. De olhos fechados, imaginando, senti o vício que até hà pouco me tinha esquecido... tinha de fumar um cigarro... e também tinha de ir festejar! Os meus amigos esperavam-me no bar (c'ESt muzique).
E naquele momento, mágico, algo aconteceu... O silêncio, aliado à locução "zumbida", tinha se transformado em "celos" que subiam... eu conhecia... o "som" agora parecia límpido e transcendente... poucos segundos numa ansiedade de saber o que era... e depois a "batida"...
Depois de ter estado na "lua" , descido à terra, estava agora no céu!!
Eu nem queria acreditar. "WOMAN" de NENEH CHERRY a tocar naquele momento. Para mim a para a minha menina... Woman, nada podia ser mais prepositado e demolidor... quem me visse naquele momento dira que estava "pedrado"... e estava. Tal era a avalanche de sensações que.... chorei!
Um momento eterno!!!
Acho que conseguem adivinhar qual foi a primeira coisa que quando cheguei ao c'ESt muzique!!?
A segunda... uma grande bebedeira, claro!!!

quarta-feira, março 22, 2006

MARIANA MARIA.... (e a história do "special cases")

A minha menina faz hoje 3 anos.
Faz hoje 3 anos que a caminho do hospital (cerca das 23.00h) na rádio tocava o "special cases" dos Massive Attack ( o video que está a tocar aqui ao lado»»). Sozinho, enquanto conduzia, pensava, receoso, o que é que isso queria dizer?!! "special cases" seria para o bom ou para o mau? Milhares de pensamentos percorriam-me os neurónios à velocidade da luz. A espera, só por si, já é intimidante, mas que relação poderia ter este "casos especiais" a tocar naquele momento numa rádio qualquer... seria um sinal?!!
Foi a última música que ouvi antes de ser pai. Forçosamente, e por todos motivos expostos, será uma faixa para toda a vida. Depois, quando vi o vídeo e o contexto (além do sexo diferente) seja completamente diferente, fiquei siderado ao pensar em tudo o que me passou pela cabeça naquele eterno momento.
Amanhã espero conseguir rodar o video da primeira música que ouvi depois de ver a Mariana e de ser pai pela primeira vez. Tocava na rádio do hospital e, na altura, já era uma das minhas faixas favoritas. Pensei que era demasiada coincidência, que não estava a acontecer...
É estranha esta cumplicidade que existe entre a minha vida e a música.


(voltem amanhã, se quiserem saber o resto da história!!)

segunda-feira, março 13, 2006

DIOZ.... para quem não viu...

»»»»» Como já ouvi e li... o SOM poderia e deveria ser melhor!!

Estas e outras fotos podem ser vistas no site de quem as tirou
O meu obrigado ao ASK MELO.

sexta-feira, março 10, 2006

FACTOR ACTiVO - EM DIRECTO DO FIM DO MUNDO

Sem dúvida um disco àparte no panorama do hip-hop nacional. Uma face mais "destroy" do hip-hop onde emperam potentes baixos e experimentação eletrónica.(ainda se lembram da base musical criada pelos "SENSER" no seu primeiro disco "Stacked Up" de 1995 - é que, depois de ouvir o disco quase por completo, foi a primeira coisa que me veio à cabeça).
No meio de tantas músicas apelativas, hà uma que quero chamar a atenção:"Falta de sorte" que vão poder ouvir em alguns dos meus próximos sets.
De resto, quero dar os meus parabéns à Loop:Recordings, pela divulgação, não só deste projecto, mas de tantos outros que me têm surpreendido pela qualidade (Bullet, rocky Marsiano, Camarão, etc)
Em baixo fica o texto de apresentação do disco retirado do site da Loop:Recordings.


FACTOR ACTIVO - EM DIRECTO DO FIM DO MUNDO

"Os Factor Activo são um grupo único no panorama nacional, não apenas por causa das sonoridades que exploram no álbum de estreia, “Em directo do fim do mundo”, mas por causa da atitude geral que atravessa todas as suas actividades, desde a simples presença na net, até às investidas por palco e estúdio. Nas palavras do próprio grupo é “o pulsar fortíssimo da revolução” que lhes atravessa o som, que nasce sem dúvida do Hip Hop, mas que é contaminado pelo dub, pela experimentação electrónica e por algo mais que, recorrendo uma vez mais às suas palavras, “passa pelo colectivo, a base da nossa acção”.
De facto, o trabalho colectivo em estúdio de recolha de sons, de experimentação com um arsenal imenso de tecnologia analógica e a contaminação da sua música por um subterrâneo pulsar orgânico transformam o som dos Factor Activo numa bem conseguida amálgama de referências que, no final, se transforma num som de autor, único e vibrante.
As 12 faixas de “Em directo do fim do mundo”, de “Beira Baixa Independente” a “Non Merci”, de “O Velho” a “Falta de Sorte”, de “Morto que Dorme” a “Sordos Como El Miedo” vivem de um certo espírito revolucionário depositado nas ideias e nas palavras de uma contestação progressista que transforma a interioridade que ostentam com orgulho em mais uma característica distintiva do seu posicionamento no panorama nacional.
E, no entanto, os Factor Activo não são um grupo novo, caído de paraquedas numa cada vez mais agitada cena independente nacional. Pelo contrário. Este grupo da Covilhã tem já um longo percurso, feito de mais de uma década de calma, mas segura ascensão até ao patamar em que finalmente apresentam um trabalho de maior fôlego.
A primeira maquete do grupo data de 1992 altura em que, motivados por um programa numa rádio local, começam a depositar em fita as suas primeiras experiências. A década seguinte foi feita de passos calculados, com diversas participações em compilações, incluindo “Portugal Rebelde Vol. 1”, de 1994. As experiências de fusão do Hip Hop com outras linguagens também chegaram bem cedo ao seio dos Factor Activo, quando em 1995 participam na compilação “100” da Antena 3 ao lado dos Lulu Blind, numa tema onde as rimas e o rock se colavam de forma intensa. Os anos seguintes foram passados a refinar ideias, a experimentar line-ups que ajudassem a transpor para palco fielmente as ideias que se iam cozinhando em estúdio. Por tudo isso, “Em directo do fim do mundo” não é um começo, mas uma continuação de um trabalho que pouquíssimos paralelos encontrará no universo musical português, mas que está sem dúvida sintonizado com alguns dos mais desafiantes estetas da vibração global.
“Em directo do fim do mundo” exigiu muito de quem o construiu e por isso mesmo não se estranha o facto de ser um álbum que também exige muito de quem o ouve. Exige atenção para perceber nas palavras as mensagens que surgem expostas ou camufladas, exige atenção para entender nos detalhes de produção uma visão generosa da música, que não respeita fronteiras e que vive para a expansão.
E este é só o primeiro passo, porque ao vivo, a electrónica, as rimas, a instrumentação real e a interacção do colectivo transformam toda esta música numa bomba de sensações, ruído organizado, exploração espacial e groove vibrante. A emissão é em directo do fim do mundo. Conectem-se! "


Download via site da banda factoractivo - morto que dorme - mp3
Ver VIDEO via site da editora Factor Activo - Falta de Sorte - AVI

Site da Loop:Recordings, onde podem ser ouvidas outras faixas e videos de todo o seu catálogo.
Site dos factor activo

Além de ser música Portuguesa e que devêmos apoiar... ACREDITEM QUE È SURPREENDENTE!!

quinta-feira, março 09, 2006

Este fim-de-semana nel colaça plays...

Sexta, 10 »»» "dirty sessions" no COKSIS, em Cortegaça (...e para festejar os anos do Cláudio)
coksis ver aqui

Sábado, 11 »»» "a special night with nel colaça" no VILLACAFFÉ, em Santa Maria da Feira (... só depois do obrigatório concerto dos DIOZ no cineteatro António Lamoso)
villacaffé ver aqui

APAREÇAM!!
Estou no Blog.com.pt